5 dicas de como fazer um planejamento
Muito se fala sobre a importância de fazer um planejamento para a obra. Mas você sabe o que é planejar a obra? Não é apenas pensar de forma rasa o que você vai fazer para entregar a obra no final. O planejamento de obras envolve uma definição detalhada das etapas, dos recursos, cronogramas e estratégias para que o projeto seja bem-sucedido.
O risco de não fazer um planejamento é não entregar a obra dentro do prazo, além de afetar o orçamento e até mesmo a qualidade. Aqui vão 5 dicas para fazer um planejamento:
Defina os objetivos:
Antes de começar o projeto, tenha uma compreensão do que se espera alcançar. Isso envolve definir os objetivos específicos, os alcançáveis, relevantes e temporais. Também é importante compreender as necessidades e expectativas do cliente.
Cronograma:
Desenvolva um cronograma detalhado, incluindo todas as etapas da obra, desde a preparação até os acabamentos. Com o gráfico de Gantt, você consegue identificar a sequência e duração das atividades, assim como as dependências.
Elabore um orçamento:
Uma estimativa detalhada é necessária. Isso inclui todos os aspectos dos projetos, como materiais, mão de obra, equipamentos, licenças, entre outros. Sempre inclua uma margem para cobrir imprevistos.
Gerenciamento de riscos:
Identifique os riscos que podem impactar o projeto. Tais como: atrasos na entrega de materiais, mudanças climáticas, mudanças nos preços dos insumos e outros. Pense em estratégias que podem ser usadas para evitar maiores problemas.
Comunicação e coordenação:
Mantenha uma comunicação objetiva com todas as pessoas envolvidas no projeto. Com ferramentas de gerenciamento é possível manter todos informados sobre o progresso e possíveis mudanças no plano.
Uma dica bônus é que é interessante que você esteja sempre preparado para ajustar o planejamento conforme as necessidades e desafios que podem surgir no decorrer do projeto.